Resolução de problemas
Ocasionalmente, podem ocorrer problemas no software ou podem aparecer mensagens de erro. Para esses casos, criámos um guia de resolução de problemas passo a passo que podes utilizar para tentar resolver o problema. Este guia irá guiar-te através do processo de identificação de possíveis dificuldades e de procura de soluções adequadas.
Como primeiro passo, recomendamos que elimines os ficheiros temporários. Em muitos casos, isto resolverá o problema. No entanto, se o problema persistir, recomendamos que verifiques e consideres as seguintes opções.
Eliminar dados temporários
- Abre o menu Definições, que normalmente pode ser acedido através do ícone da engrenagem.
- Procura a opção Eliminar dados temporários e seleciona-a.
- Assinala as três opções: Eliminar dados temporários, Eliminar desenhos transferidos e Eliminar miniaturas.
- Confirma a eliminação selecionando Eliminar agora.
- Aparece uma caixa de diálogo que indica que o software tem de ser fechado. Fecha o software.
- Reinicia o software para concluir o processo.
Se voltar a encontrar a mensagem de erro, considera os seguintes passos de resolução de problemas:
As imagens não podem ser exibidas/carregadas
Se encontrares problemas em que as imagens não são apresentadas ou carregadas, considera os seguintes passos para a resolução de problemas:
- Começa por verificar se as imagens estão guardadas num formato de ficheiro e espaço de cor suportados.
- Para evitar potenciais problemas de permissão, podes também tentar guardar as imagens no teu ambiente de trabalho como teste.
- Certifica-te de que as pastas ou os números de ficheiro não contêm emojis. Se contiverem, remove-os para resolver o problema.
Para utilizadores do macOS, segue estes passos adicionais:
- Permite que o software de design tenha acesso total ao teu disco rígido. Para tal, acede à secção Segurança > Privacidade > Acesso total ao disco nas preferências do sistema.
- Nessa secção, especifica o software de design como uma aplicação que deve ter acesso total ao disco. Ao adicioná-lo aqui, o software deve ser capaz de aceder às tuas fontes de imagem.
- Certifica-te de que concedeste acesso ao Apple Photos para o Saal Design Program nas definições do teu sistema operativo. Podes fazê-lo indo às Preferências do Sistema > Privacidade e Segurança > Fotos. Ativa o acesso às tuas Cópias fotográficas para a aplicação Saal Digital na lista.
Deves então conseguir aceder-lhes.
Problemas ao aceder a imagens no NAS ou na nuvem
O problema com que te deparas é que não consegues aceder ou ver as imagens armazenadas no teu NAS (Network Attached Storage) ou no teu serviço de nuvem. Para resolver este problema, segue estes passos:
Atribui uma letra de unidade: Imagina o teu NAS ou serviço de nuvem como um espaço de armazenamento digital. Para aceder aos ficheiros, o teu computador precisa de uma forma específica de identificar e aceder a esse espaço, como uma letra para uma divisão específica. Neste caso, tens de atribuir uma letra de unidade ao NAS ou ao armazenamento na nuvem, o que é como dar um nome exclusivo a esse espaço de armazenamento. Isto ajuda o computador a encontrar e aceder às imagens que pretende.
Problemas de acesso a imagens numa unidade USB
Se tiveres problemas em aceder a estas imagens diretamente a partir do dispositivo de armazenamento USB, uma solução é copiar as imagens para uma pasta no armazenamento interno do computador. Deves conseguir aceder às tuas imagens agora.
O negrito e o itálico não estão disponíveis em todos os tipos de letra
Alguns tipos de letra não suportam caracteres em negrito ou itálico. Isto deve-se ao próprio tipo de letra e não é uma falha do software. Para obter texto em negrito ou itálico, deves escolher tipos de letra que ofereçam estes estilos.
Não foi possível guardar o ficheiro
Se receberes a mensagem O ficheiro não pôde ser guardado ao exportar um projeto ou ao criar um PDF a partir de um projeto, certifica-te de que o software tem direitos de acesso totais à pasta onde pretendes guardar os ficheiros ou seleciona uma pasta diferente.
Para utilizadores do macOS, segue estes passos adicionais:
- Permite que o software de design tenha acesso total ao seu disco rígido. Para tal, acede à secção Segurança > Privacidade > Acesso total ao disco nas preferências do sistema.
- Nesta secção, adiciona o software de design como uma aplicação que deve ter acesso total ao disco. Ao adicioná-lo aqui, o software deve ser capaz de guardar os ficheiros.
Mensagem de erro sempre na mesma página de um projeto
Se tiveres o problema em páginas específicas, podes resolvê-lo seguindo estes passos:
- Seleciona as páginas afectadas e elimina todo o seu conteúdo do projeto. Para fazer isso, navega até o painel direito e clica em Página. Em seguida, seleciona Selecionar tudo para destacar todos os elementos.
- Pressiona a tecla Delete no teclado para remover os elementos selecionados. Certifica-te de que nenhum elemento permanece na secção Camadas.
- Em seguida, renomeia os ficheiros de imagem associados ao projeto. Depois, copia e cola o conteúdo, incluindo os ficheiros de imagem renomeados, as caixas de texto e outros elementos, de volta nas páginas.
- Por fim, guarda o projeto com um novo nome para garantir que as alterações são aplicadas.
Projeto em falta: guardado online na conta do Photo Portal
Verifica se tens sessão iniciada na conta onde guardaste os projectos. Clica no ícone Conta no canto inferior esquerdo e verifica o endereço de correio eletrónico que é apresentado. Se tiveres vários endereços de e-mail, verifica se tens outra conta com outro endereço de e-mail.
Projeto em falta: guardado localmente no dispositivo
Depois de mudares de dispositivo ou hardware
Dispositivo antigo/originalProcuraos projectos no dispositivo original e na aplicação que foi utilizada para o conceber.
Novo dispositivo
- Utiliza uma conta do Photo Portal: No dispositivo antigo, inicia sessão na tua conta do Photo Portal e guarda os projectos online. Depois, inicia sessão na mesma conta no novo dispositivo.
- Utilizar a exportação/importação
- Exportar: Abre o software, carrega o projeto, clica em Partilhar ou Exportar projeto e guarda-o como um ficheiro SSWPRM no armazenamento externo.
- Importar: Instala o software no novo dispositivo, vai a Projectos, clica em Importar Projeto e seleciona o ficheiro SSWPRM exportado.
Depois de mudares de hardware ou de eliminares o software ou os dados
Se mudaste de hardware (por exemplo, disco rígido) ou apagaste dados, e não há cópia de segurança, não é possível recuperar. Regista uma conta Photo Portal para evitar futuras perdas de dados.
Depois de alterar o caminho de armazenamento ou de mover dados
Moveste ou copiaste dados temporariamente? Ou mudaste a localização onde os dados estão armazenados?
Procede da seguinte forma:
- Verifica a pasta do projeto: Vai às definições do software e encontra o caminho para a pasta do projeto. Este caminho indica onde estão armazenados os teus projectos.
- Verifica se o caminho está correto: Certifica-te de que o caminho para a pasta do projeto está correto e é conhecido pelo software.
- Concede o acesso: Se tiveres movido a pasta do projeto, por exemplo para uma unidade externa, certifica-te de que essa unidade está ligada ao teu sistema. O software necessita de acesso para visualizar os projectos. Guarda o caminho correto nas preferências.
Se não fores capaz de restaurar os dados para a sua localização original ou se a alteração do caminho de armazenamento não resolver o problema, os projectos já não podem, infelizmente, ser restaurados.
Projectos não guardados ou dados perdidos devido a problemas técnicos
- Projeto não guardado: Se um projeto nunca foi guardado e está perdido, não pode ser recuperado/restaurado.
- Projeto encomendado mas não guardado: Se o projeto foi encomendado mas não foi guardado, não pode ser recuperado a menos que seja guardado numa conta Photo Portal. Guarda sempre os projectos e as encomendas com sessão iniciada na conta.
- Últimas alterações não guardadas: Se as alterações não foram guardadas, a recuperação não é possível. Guarda regularmente o teu trabalho e faz cópias de segurança de projectos de longa duração utilizando a funcionalidade Exportar projeto.
- Espaço total no disco: Se o espaço em disco estiver cheio durante a gravação, o projeto pode perder-se. Assegura que existe espaço livre suficiente quando utilizas o software, uma vez que os downloads temporários podem encher rapidamente o disco.
A encomenda não pode ser carregada
Se estiveres a ter dificuldades em carregar a tua encomenda, considera os seguintes passos para resolver o problema:
- Começa por verificar as definições do teu computador para determinar se uma firewall ou um programa antivírus está a bloquear o software.
- Se descobrires que o software está a ser bloqueado, terás de o desbloquear dentro destes programas.
- Ao desbloquear o software, deverás conseguir carregar a tua encomenda sem mais problemas.
- Reinicia o teu sistema completamente se não estiver a funcionar. Se tentaste os passos anteriores e ainda não conseguiste carregar a tua encomenda, pode ser útil reiniciar completamente o sistema. Reiniciar o teu computador pode muitas vezes resolver falhas temporárias ou conflitos que possam estar a impedir que o processo de carregamento funcione corretamente.
Se seguires estes passos, deverás conseguir resolver o problema de não conseguires carregar a tua encomenda com êxito.
A janela de pagamento não é apresentada
Quando tentas efetuar um pagamento para a tua encomenda, deve abrir-se uma janela no teu browser onde podes concluir o pagamento. No entanto, algumas pessoas estão a ter um problema em que esta janela de pagamento não aparece. Aparece a seguinte mensagem de erro: A janela de pagamento abre-se no teu browser predefinido. Conclui o pagamento aí.
Verifica se definiste um navegador Web predefinido nas definições do teu computador. Um browser predefinido é aquele que abre automaticamente quando clicas numa ligação ou abres uma página Web. Se não tiveres um definido, terás de escolher o teu programa de navegação preferido e defini-lo como predefinido.
Depois de definires o teu browser predefinido, fecha e volta a abrir o software e tenta concluir novamente o processo de encomenda.
Seguindo estes passos, a janela de pagamento deve aparecer e podes prosseguir com o pagamento. Não te preocupes, os artigos que pretendes comprar continuarão no teu cesto de compras, pelo que não os perderás durante este processo.
O software deixa de responder ou bloqueia
Se te deparares com uma situação em que o software deixa de responder ou parece estar congelado, a solução recomendada é reiniciar o computador. Esta ação é altamente eficaz para resolver o problema em quase todos os casos.
O software é muito lento ou demora muito tempo a aceder às imagens
Pode ser causado por software antivírus ou anti-malware, que pode interromper o acesso a ficheiros e causar estes problemas. Podes tentar desativar o software específico que estás a utilizar para ver se isso resolve o problema.
No entanto, recomendamos vivamente que não utilizes um sistema sem o software antivírus adequado instalado.
Não consegues instalar ou iniciar software
Se estiveres a ter problemas com a instalação ou o arranque do software de ambiente de trabalho, segue os passos seguintes para resolver o problema:
- Verifica a compatibilidade do software com o teu sistema operativo. Certifica-te de que o teu sistema operativo cumpre os requisitos mínimos especificados pelo software.
- Verifica se o software está a ser bloqueado pela firewall ou pelo programa antivírus.
- Se o software estiver a ser bloqueado, isso pode dever-se à tua firewall ou ao programa antivírus. Nesses casos, desbloqueia o software dentro desses programas.
Ao executares estas acções, deverás conseguir resolver o problema de não conseguires instalar ou iniciar o software com êxito.
O software inicia no modo offline
Se verificares que o software só arranca em modo offline, isso indica que não tem acesso à Internet. A funcionalidade é muito limitada quando estás a trabalhar no modo offline, uma vez que o software requer uma ligação à Internet para funcionar corretamente. Para resolver este problema, segue os passos abaixo.
- Verifica as definições do teu computador para ver se uma firewall ou um programa antivírus está a bloquear o acesso do software à Internet.
- Se descobrires que está a bloquear o acesso do software à Internet, verifica as definições do teu computador. Se descobrires que o software está a ser bloqueado por estes programas, terás de os desbloquear.
- Se desbloqueares o software na tua firewall ou programa antivírus, deverás conseguir voltar a ligar-te à Internet.
- Assim que tiveres desbloqueado o software, este deverá funcionar corretamente.
Continuas a ter problemas?
Instala o software num computador diferente, exporta o teu projeto e importa-o para esse sistema. Verifica se os problemas que tiveste foram resolvidos. Se continuares a ter problemas, estamos aqui para te ajudar. Entra em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente e fornece as seguintes informações:
- Descreve os passos que seguiste até ao aparecimento da mensagem de erro. Isto ajudar-nos-á a compreender o contexto do problema.
- Envia-nos uma captura de ecrã do problema que estás a ter.
- Informa-nos sobre o nome e a versão do teu sistema operativo. Esta informação ajudar-nos-á a reduzir os potenciais problemas de compatibilidade.
- Fornece-nos o registo de erros. Para aceder ao registo de erros, clica no botão Definições (ícone de engrenagem) localizado no canto superior direito do software. Na janela que se abre, clica no botão Abrir pasta com ficheiro de registo. Envia-nos todos os ficheiros de registo dos últimos 7 dias.
Ao forneceres estas informações à nossa equipa de apoio ao cliente através do formulário fornecido, estaremos mais aptos a investigar o problema e a prestar-te a assistência necessária. O teu contributo ajudar-nos-á a compreender e a resolver o problema que estás a ter. Obrigado por teres disponibilizado o tempo necessário para nos forneceres as informações solicitadas.