Guia para a preparação de imagens
Para os clientes que não têm experiência em edição de imagens, propomos-te o melhoramento automático de imagens. Esta opção permite-nos assegurar que cada imagem é processada de forma óptima para obter o melhor resultado possível.
Para os clientes que preferem editar as suas próprias imagens (por exemplo, no Photoshop ou no Lightroom), ou que já têm alguma experiência de edição de imagens, oferecemos dicas e truques para te ajudar a obter o resultado perfeito.
Para além das dicas seguintes, recomendamos-te também o nosso Conjunto de amostras, que contém todos os materiais e acabamentos disponíveis.
Para a preparação das imagens, deves ter em conta os seguintes pontos:
- Gestão de cores
- Espaço de cor
- Brilho e contraste
- Resolução/dimensões
- Nitidez
- Perfis ICC
- Formato de ficheiro
Gestão de cores
Para avaliar corretamente as cores, é importante que tanto a iluminação como o monitor estejam corretamente configurados. Descobre tudo o que precisas de saber sobre gestão de cores aqui.
Espaço de cor
É importante que os perfis de cor correctos sejam incorporados nas imagens e entregues em RGB. Fornecemos uma lista dos perfis de cor que aceitamos.
Brilho e contraste óptimos das imagens
Antes de produzir uma imagem, verifica se os valores de contraste e brilho estão correctos. Tem em atenção que as imagens no monitor são retroiluminadas e o produto fotográfico não, pelo que pode haver uma ligeira diferença de brilho. Se o monitor não estiver calibrado corretamente, a imagem poderá parecer muito clara ou muito escura.
Recomendamos que verifiques os valores tonais da imagem. Podes usar a função de correção de tons para determinar se o brilho está presente em todas as áreas da imagem.
Se faltarem realces ou sombras, o produto terá mais tarde um aspeto baço e sem contraste. Aqui está um exemplo de onde faltam realces ou sombras. Nestes casos, recomendamos-te que refaças as imagens.
A imagem é geralmente demasiado escura e carece de realces: Os valores tonais só são preservados nos tons médios e baixos e a imagem parece muito escura e com pouco contraste.
Para obteres melhores resultados, os valores tonais devem estar bem distribuídos e presentes em todas as áreas:
Resolução/dimensões
As imagens devem ter a resolução de produção correcta. Podes encontrar esta informação com cada produto na Área Profissional. Certifica-te de que as dimensões e a resolução estão correctas.
Existem duas opções principais. Podes redimensionar manualmente as imagens nos teus programas, caso em que recomendamos que as tornes mais nítidas, ou podes enviar a imagem na resolução existente e nós tratamos deste processo.
Redimensionamento
Existem várias ferramentas e opções para afinar as imagens. Se fores aumentar a escala das imagens, recomendamos que as afies. No entanto, certifica-te de que as imagens não são demasiado nítidas, caso contrário, existe o risco de moiré na produção.
Lightroom: Podes ajustar a nitidez das tuas imagens durante o processo de revelação. Quando exportas imagens, existe uma opção chamada Nitidez de saída. Esta opção deve ser desmarcada se a nitidez já tiver sido definida.
Nitidez excessiva (Moiré)
O moiré pode ser causado pelo excesso de nitidez da imagem ou pela sobreposição de diferentes telas de meio-tom. O moiré pode ocorrer quando uma imagem é fotografada, digitalizada, retocada ou exposta/impressa.
O moiré pode ser visto como um forte ruído quando a imagem é vista com uma ampliação elevada (pelo menos 100 %). Para um produto fotográfico em papel fotográfico verdadeiro, utilizamos uma mesa de imagens de píxeis, que reproduz os píxeis individuais de forma muito nítida, para que todos os detalhes da imagem sejam claros e este efeito possa ser melhorado durante a produção.
Evitar o moiré
Para reduzir ou eliminar este efeito, recomendamos que desfoques a imagem nas áreas afectadas.
Faz uma seleção selectiva ou uma máscara nas áreas afectadas. Depois, aplica o filtro de desfocagem gaussiana no Photoshop, por exemplo. Infelizmente, não podemos dar-te uma orientação geral para as definições, uma vez que depende inteiramente da tua imagem, do tamanho da imagem e da força do moiré. Após a desfocagem, a imagem deve ter uma superfície homogénea com uma ampliação elevada (faz zoom até conseguires ver pixels individuais).
Perfis ICC para provas suaves — Qual será o aspeto da minha imagem?
Depois de a imagem ter sido processada, é possível simular o resultado final da impressão através de uma prova virtual. Para o efeito, fornecemos os nossos perfis ICC.
Formato de ficheiro — qual é o correto?
Finalmente, terás de guardar a imagem para a enviar para nós. Segue-se um resumo dos formatos de ficheiro que aceitamos.
Melhoria automática da imagem — Sim ou Não?
Se tiveres editado as tuas imagens, desactiva o melhoramento automático de imagens durante o processo de encomenda. Certifica-te também de que a melhoria de imagem está automaticamente desactivada quando carregas as tuas imagens. Se a melhoria de imagem estiver desactivada, não faremos quaisquer alterações à tua imagem.